Vânia Maria Galvão de Carvalho nasceu no dia 5 de outubro de 1948, no município baiano de Campo Formoso, região da Chapada Diamantina, distante 384,82 Km de Salvador. Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), recebeu o título de cidadã soteropolitana em 2004, em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador. É filiada ao PT, partido pelo qual foi eleita em 2008 com 6.882 votos. Vânia Galvão retornou à Câmara Municipal de Salvador em fevereiro de 2014 na suplência do vereador Edvaldo Brito (PTB), que se licenciou para assumir a Secretaria Extraordinária para Assuntos Estratégicos do Governo do Estado da Bahia.      

Na década de 60, a vereadora deixou sua terra natal e partiu para estudar em Salvador. Antes de entrar na Faculdade de Direito, ingressou na instituição como servidora, em 1969. Foi durante a graduação que Vânia iniciou sua vida política, entrando para a direção do Movimento de Defesa da Universidade e para a Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras. Acumula experiência de luta em defesa dos trabalhadores, da instituição, da educação pública. Trabalhou contra a transformação das universidades federais em organizações sociais.   

É a autora de diversos projetos voltados para a promoção da cidadania e defesa dos grupos com identidade de projeto e de resistência. Um deles, protege os trabalhadores municipais contra a violência moral no ambiente de trabalho. Vânia também é autora de projetos em defesa da mulher, de pessoas com deficiência e em defesa dos direitos do consumidor. Atualmente está em análise no legislativo, projeto que prevê a contratação de cidadãos em situação de rua, por empresas que prestam serviços a Casa.

Atualmente é a líder da bancada do PT na Câmara Municipal e preside a Comissão de Reparação da Casa, além de ser membro titular das comissões de Direitos dos Cidadãos e Defesa dos Direitos da Mulher. Assim, continua sua luta pela defesa de causas sociais com ações que se direcionam para melhorias nas condições de vida da população, pela transformação das dinâmicas socialmente instituídas, através de melhorias em diversos setores, como educação, saúde, e garantia dos direitos de todos os cidadãos, independente de gênero, raça ou opção sexual.